quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reações ao documentário de FHC



Por Adamastor

Do Correio do Brasil


FHC é chamado de farsante por apoio à descriminalização da maconha


O papel de âncora no filme Quebrando o Tabu, que estreou na última sexta-feira, coloca o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso na berlinda. Ao defender a descriminalização de drogas leves, como a maconha, o ex-presidente despertou as mais variadas reações.


Para Anthony Henman, do Conselho Estadual de Entorpecentes e autor do livro Mama Coca, a participação de FHC no documentário é “importante e corajosa”. Mas o primeiro titular da Secretaria Nacional Antidrogas criada no governo FHC, Walter Maierovitch, critica a adesão do antigo chefe à luta que não abraçava no poder.


– Fernando Henrique é uma farsa. Ele fez o Brasil atrasar. Como explica que, como presidente, não quis seguir o exemplo de Portugal? – questiona Maierovitch, secretário de FHC entre 1998 e 2000.


No longa de Fernando Grostein, o ex-presidente percorre vários países para mostrar experiências exitosas em relação a drogas. Entre elas, a de Portugal, onde o consumo demaconha deixou de ser crime e passou a ser infração administrativa. Entre as opiniões exibidas no filme estão as de outros ex-presidentes neoliberais, como César Gavíria, da Colômbia, e Ernesto Zedillo, do México.


– Fiquei um ano no governo e não consegui fazer a revolução que Portugal está fazendo. Lá, houve uma redução de 30% no consumo de maconha – diz Maierovitch.


O modelo português de adotar a legislação que não criminaliza o uso, mas só o comércio, foi recomendado a países da União Europeia.


Reação tucana


De quebra, o discurso de FHC pela descriminalização da maconha tornou-se uma fonte de discórdia entre lideranças de seu partido, o PSDB. Tucanos já se mostram abertamente preocupados com as possíveis repercussões das declarações do ex-presidente. A bandeira de FHC contraria a opinião majoritária da cúpula do partido, que teme que a fala de FHC tenha impacto em futuras eleições.


– Todo fato de repercussão pode influir no ânimo do eleitor. Mas ainda é cedo para mensurar se esse impacto será positivo ou negativo. Eu sou contra. Mas isso nunca foi discutido no partido – afirmou o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).


Presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE) enfatizou que descriminalização é uma bandeira pessoal de FHC, e não do partido.


– Preocupam-me determinadas circunstâncias dessa proposta – admitiu.


Contrário à descriminalização das drogas, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, preferiu relativizar o debate.


– Embora minha posição seja contrária à legalização, entendo que o debate é positivo – disse.


53 comentários

imagem de Vantuil Barbosa Filho

FHC é o típido, o verdadeiro político maldito, o servidor do mal, onde essa praga põe a mão, morre; fez assim com o patrimônio e os serviços públicos, quando foi presidente do Brasil. foi capaz de tudo para colocar na bunda do povo brasilleiro; sem dignidade alguma pelo cargo que exerceu; hoje quer acabar com a família brasileira; por puro despeito, inveja e rancor. A coisa boa em tudo isso, é que ele demostra, que o ninho dos tucanos, São Paulo fracassou. Ficou difícil para os flautistas do PIG, re-organizarem seus ratos.


imagem de oiDenilson

Fato... O FHc está só afzendo algo para aparecer... Ainda por cima dizer que na época que foi presidente não tinha noção da dimensão do problema, como ele tem hoje? aha...

"Só não vê quem não quer, ou está chapado, o FHC não quer saber de droga nenhuma, elê quer apenas mídia, falem mal mais falem de min."


Fonte: Luis Nassif Online – clique aqui para conferir

Um comentário:

  1. O PSDB que se cuide. Tem ovos de serpente no ninho Tucano. As serpentes não ficam nos ninhos chocando seus ovos. Só os depositam e ficam rodeando o local. Quando eclodirem os Tucanos vão levar mordidas nos pés. Aí o PSDB será transformado no PARTIDO DA SOCIALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL. Só os urubus farão festas em cima da carniça.

    ResponderExcluir