quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dois membros do PCdoB foram contratados como “consultores” do Ministério do Esporte, diz jornal


O Estadão traz nesta terça-feira mais uma denúncia de possíveis irregularidades cometidas com dinheiro do Ministério do Esporte por gente ligada ao PCdoB, partido que controla a pasta. De acordo com o jornal, dois membros do partido – Júlio César Filgueira, este ex-funcionário do ministério, e Oswaldo Napoleão Alves – criaram uma consultoria em dezembro e, em agosto deste ano, ganharam um contrato de R$ 825 mil para auxiliar a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) na candidatura de Brasília a sede da Universíade de 2017, os Jogos Mundiais Universitários. A causa une o Ministério do Esporte, comandado pelo PCdoB, e o governo do Distrito Federal, chefiado por Agnelo Queiroz (PT), ex-PCdoB e ex-ministro do Esporte.


Segundo o Estadão, o caso mostra que “pela primeira vez, o vínculo direto de integrantes do partido com o destino final de recursos públicos para a área”.

A engenharia política, administrativa e financeira para criar a Casa de Taipa, processo liderado por um ex-secretário do Esporte, e contratar meses depois a empresa também mostra que o desvio de dinheiro público não se deu, como já revelou a Controladoria-Geral da União (CGU), só por meio de organizações não governamentais (ONGs). Em 2009, quando ainda estava no ministério, Júlio Filgueira assinou dois convênios que somam pelo menos R$ 1,1 milhão com a mesma CBDU, que viria a contratá-lo dois anos depois, agora com dinheiro do governo do DF, como “consultor” por valor semelhante.


Nesta semana, ÉPOCA revelou detalhes de uma investigação contra Agnelo Queiroz, contra quem existem suspeitas ainda mais consistentes do que contra o ex-ministro do Esporte Orlando Silva, que deixou a pasta em meio a denúncias de corrupção, até aqui sem provas.


Fonte: Revista Época/Globo – Coluna O Filtro – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário