terça-feira, 17 de maio de 2011

Para o Planalto, caso Palocci está encerrado. Falta saber o que a oposição acha


Terça-feira , 17/5/2011

Redação Época

Brasil Tags: 160511, Antonio Palocci, Duarte Nogueira, José Serra, O Estado de S.Paulo, política

Por José Antonio Lima


Dois dias depois da denúncia de que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, multiplicou por 20 seu patrimônio entre 2006 e 2010, a pressão da oposição que era esperada sobre o ministro foi bastante reduzida. O Estadão mostra que o governo criou uma “operação para blindar” Palocci e que o Planalto considera que o caso não terá grandes repercussões.


No final do dia, a avaliação no Planalto é de que o assunto “está encerrado” e só será “requentado” se a oposição convocar Palocci a depor.


Após a denúncia, o DEM e o PPS prometerem protocolar pedidos de explicações contra o ministro, o que devem fazer em breve. Mas a tranquilidade da oposição como um todo surpreende. O ex-candidato a presidente José Serra (PSDB), próximo de Palocci, iniciou a onda de calmaria ao dizer que Palocci “já deu as explicações e saberá dar outras”. Em entrevista à rádio Estadão ESPN, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), disse que o ministro deve apresentar explicações, mas concordou com Serra sobre a necessidade de não crucificar Palocci.


Curiosamente, alguns petistas, como os senadores Walter Pinheiro (PE) e Eduardo Suplicy (SP) afirmaram em público que Palocci precisa dar explicações. Cobrar, por sinal, era o que o PT mais fazia quando era oposição, muitas vezes até injustamente, como reconhecem os próprios dirigentes do partido. Mas é algo que parece cada vez mais complicado para PSDB, DEM e PPS.

Fonte: Revista Época – O Filtro – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário